Olá atenciosa pessoa que se interessou por esta página.
Caso você não seja jornalista, explico o significado do termo "foca".
Além de ser um mamífero da família dos Pinípedes, o substantivo é usado para classificar os recém-formados do curso de jornalismo, também mamíferos só que da linhagem dos Comprimidos.
Um foca é visto como novato inexperiente e sem influência pelos renomados jornalistas e até pelos seres de outras profissões. Com esta classificação animadora, imagine a facilidade que temos para conseguir um emprego.
Pra começar, foca não tem direito de escolha. Aceita qualquer proposta indecente, do tipo onde pagamos para trabalhar, na intenção de adquirir a tal da experiência.
Caso consigamos uma chance, ralamos mais que o faxineiro, fazemos o trabalho de uma equipe sozinhos, ficamos de plantão o final de semana inteiro - todos os finais de semana, diga-se de passagem - e não ganhamos hora extra. A escravatura age sobre os inexperientes.
Se não conseguimos a carteira assinada fazemos bico, ou trabalhamos como frila, vocabulário da nossa língua. Isso significa que continuamos dependentes dos pais porque vamos trabalhar de forma independente. Sem contrato nem documento, o frila presta serviços esporádicos: uma reportagem aqui, uma assessoria ali, uma fotografia acolá e assim continuamos explorados porque quem contrata foca alega que o preço tem que ser de pão porque não temos experiência...
É... A gente estuda quatro anos, gasta uma grana danada, sofre feito condenados pra fazer o bendito TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), quase perde a sanidade MENTAL (o pleonasmo é para mostrar a gravidade do caso) e quando saí pra vida chegamos ao mercado como rejeitados.
A existência de um foca não é nada fácil. Então este blog vai ser meu local de desabafo. Cada situação de opressão, ou possível sucesso, será relatada neste espaço.
Jana, adorei seu texto!
ResponderExcluirEu não sabia o significado de foca!
Em breve entrarei pra essa vida de foca tbém! rsrs
Seu texto só faltou citar que quando vc tá fazendo o TCC, além de quase perder a sanidade mental, vc perde muitas festas! rsrs
Adorei o seu blog e seu texto tbém!
Parabéns!
Oi Mau, obrigada pela visita e comentário! Volte sempre =D
ResponderExcluirÉ verdade, esqueci de falar das festas, até desacostumei delas, rss.
Vida trsite viu.
Beijo, adoroO